terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Funcionamento do microprocessador

Funcionamento do microprocessador


Unidade de Controlo - controla o funcionamento da ULA (Unidade Lógica e Aritmética) e da memória. É responsável também por distribuir e organizar tarefas, transferir informações da entrada para a memória e da memória para a saída.

ULA - é responsável pelas operações elementares (soma, subtração, multiplicação e divisão), e pelas decisões lógicas, ou seja, pelas comparações entre informações. Por exemplo, decidir se 8 > 4 ou 8 >=4.

Resgitador – Contida na CPU, o registador é um tipo memória com pequena capacidade, porém muito rápida. É utilizada no armazenamento temporário durante o processamento. Os registradores estão no topo da hierarquia de memória e são considerados o meio mais rápido e caro de ser armazenar um dado.

Unidade de vírgula flutuante -  Tem a capacidade de processamento de números inteiros (sem vírgula), sendo necessário implementar esse processo ao nível de software, com a consequente degradação de desempenho e de aumento da complexidade de software. Assim, foi desenvolvido o co-processador, que permite a interligação com o processador e realiza por este as operações relacionadas com números com vírgula.

Unidade de memória cache interna - é uma pequena porção de memória estática presente dentro do processador. Em alguns tipos de processador, como o Pentium 2, o L1 é dividido em dois níveis: dados e instruções (que "dizem" o que fazer com os dados).O primeiro processador da Intel a ter o cache L1 foi o i486 com 8KB. Geralmente tem entre 16KB e 128KB; hoje já encontramos processadores com até 16MB de cache.

Unidade de ligação com o BUS - permite a ligação com componentes externos ao processador apartir através do Bus ou Barramento.

Unidade de Pré-escolha - requisita à memória cache uma lista de instruções a executar, armazena essas instruções, de modo a prepará-las para serem enviadas à Unidade de Descodificação.

Unidade de Segmentação e Unidade de Paginação - convertem endereços lógicos (contidos nos programas) em endereços físicos (consoante a gestão de memória usada).

Unidade de Descodificação - tem como objetivo descodificar as instruções e as informações vindas da Cache para o CPU as processar.

Barramentos internos - também chamados de LPC, são utilizados na comunicação com a BIOS e com o chip Super I/O.



















http://infocila.blogspot.pt/p/componentes-de-um-computador_24.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cache
http://www.cursosdeinformaticabasica.com.br/tag/o-que-e-unidade-de-controle/

Sem comentários:

Enviar um comentário